Em decisão unânime, a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou nas últimas sessões deste 2020 do Legislativo, em três votações, projeto de lei que concede o título de Cidadão Honorário de Apucarana ao jornalista Edison Costa, pelos relevantes serviços prestados à comunidade local e da região. A proposta é de autoria do vereador José Airton Deco de Araújo (PL), porém no decorrer das votações recebeu a coautoria de todos os onze vereadores que compõem a atual Legislatura. A Lei nº 078/2020, inclusive, já foi sancionada pelo prefeito Júnior da Femac (PSD) e publicada no Diário Oficial do Município neste dia 19 de dezembro.
Edison Costa é considerado um dos profissionais de imprensa mais queridos de Apucarana e de toda a região. Por 36 anos ele trabalhou no extinto jornal Tribuna da Cidade e no atual jornal Tribuna do Norte, este último resultado da fusão dos jornais Tribuna da Cidade e Jornal do Norte.
Durante este período, Edison Costa se notabilizou por grandes reportagens nas áreas de Cidades, Agronegócio, Economia, Política e Esportes, sempre destacando a importância social e econômica de Apucarana, dos municípios do Vale do Ivaí e de toda a região no contexto regional e estadual.
Tanto que recebeu vários prêmios de jornalismo em níveis estadual e nacional. Dentre eles destacam-se Prêmio CEAD de Reportagem, em 1995, concedido pelo antigo Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Pequena e Média Empresa do Paraná (atual Sebrae-PR); Prêmio ABCR de Jornalismo, em 2009, promovido pela Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias; e Prêmio Ocepar de Jornalismo, em 2010, entregue pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Além disso, recebeu diplomas de Colaborador Benemérito da Colônia dos Japoneses de Mauá da Serra e da Emater-Pr, pelos seus trabalhos divulgando a agricultura e a pecuária de toda a região quando foi editor do suplemento rural Agribusiness, da Tribuna do Norte.
“O Edison é um dos profissionais de imprensa mais querido em Apucarana e em todos os municípios de região. Sua trajetória profissional é brilhante”, afirmou o vereador Deco. Segundo ele, com sua dedicação, o jornalista conseguiu vários prêmios de jornalismo, tanto estadual como nacional. “Edison sempre levou o nome de Apucarana para todo o Paraná e o Brasil com suas reportagens especiais destacando as grandezas econômico-sociais do município e toda região”, completou Deco. “Sua história de vida também é um exemplo. Estou grato de fazer essa pequena homenagem a esse grande profissional”, pontuou.
Os vereadores Luciano Molina (PL), Rodolfo Mota (PSL), Marcos da Vila Reis (PSD) e Mauro Bertoli (DEM) também homenagearam Edison Costa e o parabenizaram pelo Título. “Um jornalista que sempre primou pela ética. Um ser humano sensacional. Estamos felizes em conceder esse título”, disse o presidente da Câmara, professor Molina. “É uma homenagem mais que merecida”, disse o vereador Mauro Bertoli.
“Fico muito agradecido pelo reconhecimento da Câmara de Vereadores de Apucarana, depois de 36 anos atuando no jornalismo da cidade e da região. Esta homenagem não é só para mim, mas para todos aqueles que me acolheram quando vim trabalhar em Apucarana em 1984, em especial aos meus patrões Baltazar Eustáquio de Oliveira (Taquinho), Ricardo Amaral, Umberto Bastos Sacchelli e Nilson Alves Ribeiro (In Memoriam), dos jornais Tribuna da Cidade e Tribuna do Norte, e a todos os meus companheiros de trabalho e de imprensa com os quais convivi e tenho convido durante todo esse tempo”, relata o homenageado.