facnopar

Arapongas fortalece Patrulha Rural com reforço na equipe e nova viatura

Por Jornal Portal do Paraná em 07/03/2024 às 19:48:59

Fortalecendo as ações estratégicas em segurança nas áreas rurais, Arapongas passa a contar com mais uma equipe e nova viatura para a Patrulha Rural. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 07, com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, do comandante da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), major Wolski, e outras autoridades. Agora, duas equipes compostas por policiais militares deverão executar os patrulhamentos diários nas zonas rurais de Arapongas. A nova viatura foi adquirida com investimentos de R$ 350 mil, advindos do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Segurança Pública, por indicação do deputado estadual Tiago Amaral.


O prefeito Sérgio Onofre reafirmou a importância do fortalecimento da segurança não apenas na área urbana, mas também localidades mais afastadas. "Arapongas fica ainda mais bem assistida no que diz respeito à segurança. Além disso, a integração entre as nossas Forças de Segurança traz resultados positivos, sendo exemplo no Paraná. É segurança no perímetro urbano, mas também nas áreas rurais do município", salientou. Além de Arapongas, as equipes da Patrulha Rural atendem também o município de Sabáudia.

Aplicativo Patrulha Rural conta com mais de 106 cadastros

O aplicativo Patrulha Rural tem dado grande auxilio no contato com os moradores do campo e coleta de informações. A ferramenta, desenvolvida por meio da Guarda Municipal de Arapongas (GMA), integrada à Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e operacionalizada através da Polícia Militar (7ª Companhia Independente de Polícia Militar), foi lançada em agosto de 2023. Segundo o balanço apesentado, atualmente ele conta com mais de 106 propriedades cadastradas, entre Arapongas e Sabáudia. Segundo o comandante, major Wolski, a ferramenta tem dado resultados satisfatórios. "Todo o trabalho da Patrulha Rural traz uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência, buscando reduzir os índices de criminalidade nesses pontos. Além de aproximar a comunidade junto aos nossos policiais", falou.
Participaram também o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Wesley Squilino, vereadores da base aliada, representantes de Sindicatos Rurais de Arapongas, delegado Adjunto da 22ª SDP, Dr. Anderson Seiji Kudo, ex-prefeito de Arapongas, José Bisca, e demais representantes.

Saiba mais sobre o funcionamento do App Patrulha Rural


- A equipe da Patrulha Rural (PM) vai "in loco" nas propriedades rurais para mapeamento e orientações. Nesse momento, é feito o cadastro da propriedade rural e do responsável junto ao sistema (disponível para celulares androids).
- Após o cadastro, a equipe da Patrulha Rural solicita o aplicativo junto à GMA. Após a liberação, a equipe faz a instalação do aplicativo no celular do usuário, além de toda a configuração e testes.
- Em seguida, o aplicativo já fica disponível para o acionamento, que cairá diretamente na Central da PM (COPOM).
- Para acionar, basta clicar em "URGÊNCIA — CLIQUE AQUI", seguido de "Acionar a Polícia Militar" — clicar em SIM. A mensagem "Polícia Militar foi acionada, proteja-se e aguarde a equipe chegar" vai aparecer na tela do celular.
- Um alerta sonoro será gerado no COPOM. As equipes identificarão a localização da propriedade e o responsável pelo acionamento. A viatura mais próxima será encaminhada ao local.

Comunicar erro
#001

Comentários

Anuncie 5