facnopar

Batata doce de 20 kg é colhida no PR: 'Tudo que a gente faz com amor, o retorno vem', afirma agricultora

Casal, Rosmari Rios Bellei e Joelsom Roque Bellei, doou tubérculo para instituição que trabalha com pessoas com câncer. Rosmari teve câncer de mama há cinco anos. Agrônomo fala sobre 'fenômeno' raro.

Por Jornal Portal do Paraná em 19/06/2023 às 17:53:30

Casados há 29 anos e trabalhando na lavoura em Linha Barra Verde, zona rural de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, o casal de agricultores, Rosmari Rios Bellei e Joelsom Roque Bellei, foi surpreendido com um tubérculo de tamanho incomum: uma batata doce de 20 quilos.

"Em 10 de junho eu estava cavando para a colheita e chamei meu esposo porque achei estranho e continuamos cavando. Ficamos muito surpresos com o tamanho da batata doce, porque foi a primeira vez que plantamos. [...] tudo que a gente faz com amor, planta, o retorno vem", afirmou a agricultora.

    Imagens encaminhadas pelo casal mostram o momento da colheita e também a pesagem feita com balança da propriedade rural.

    Rosmari explicou que o plantio ocorreu em setembro do ano passado em um local onde foram depositados pedregulhos retirados de um ponto da propriedade para a construção de uma estrada. Sem adubação ou correção do solo, as ramas da planta se espalharam pelo local.

    "Eu diria que é um pedacinho do paraíso, é como meu esposo diz 'se existe lugar melhor de viver não conheço ainda'", destacou a agricultora sobre a propriedade onde vive com o marido.

    Tamanho incomum

    O engenheiro agrônomo Edimar Silveira afirmou que o tamanho da batata doce colhida no interior do Paraná é 'incomum'.

    "Em média, a cultura da batata doce, ela atinge de 200 gramas até um quilo. Comercialmente, gira em torno de 200 a 300 gramas. [...] É incomum uma batata doce desse tamanho", explicou o agrônomo.

    Segundo o especialista, alguns fatores como o solo descompactado e a presença de pedregulhos, associados ao tempo em que ficou na terra, ajudam a explicar, em parte, o tamanho acima do comum para o tubérculo.

    "Ela ficou um bom tempo no solo e deu essa condição para que ela se desenvolvesse bem por ter um solo bem descompactado, proporcionando um fator de crescimento muito bom para ela", afirmou Silveira. Fonte:G1)


    Comunicar erro
    #001

    Comentários