facnopar

Vinicius Junior coloca os pés na Calçada da Fama do Maracanã

Atacante do Real Madrid recebe as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto, além do título de Cidadão Carioca. Cerimônia também marca sanção de lei contra racismo que leva seu nome

Por Jornal Portal do Paraná em 05/07/2023 às 17:45:46

O atacante Vinicius Junior, do Real Madrid e da seleção brasileira, viveu um dia de homenagens e de marcos na luta contra o racismo no futebol. Em evento realizado nesta quinta-feira, no Maracanã, ele eternizou seus pés na Calçada da Fama do estádio, recebeu as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto e ganhou o título de Cidadão Carioca.

O evento também sancionou a Lei nº10.053/23, conhecida como Lei Vini Jr. Entre as iniciativas, a medida determina a paralisação ou encerramento da partida em caso de conduta racista, como ocorreu com o jogador do Real Madrid em partida contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol, no fim de maio.
Na ocasião, Vini Jr. acusou parte da torcida adversária de chamá-lo de "macaco" e imitar os sonos do animal. No fim da partida, o brasileiro ainda acabou expulso após confusão com o goleiro da equipe rival.

O atacante do Real Madrid exaltou o apoio da família após as homenagens.

– Tudo que eu recebi aqui hoje, eu espero que a minha família esteja orgulhosa de mim por tudo o que eles fizeram para eu chegar até aqui. Eu sou muito novo e não esperava isso tão novo. Estrear no Maracanã e poder receber tantos prêmios em um lugar especial para mim. Lugar que assisti muitos jogos do Flamengo. Tenho um carinho muito grande pelo Flamengo e por esse lugar. Estou feliz e fico me perguntando se mereço tanto – disse o jogador.

Outra lei sancionada nesta quarta-feira cria o dia da resposta histórica contra o racismo no futebol a ser comemorado no dia 7 de abril. A presença do jogador no Maracanã foi uma iniciativa da Câmara dos Deputados do Rio de Janeiro.

Comunicar erro
#001

Comentários