O Projeto Crescer de Arapongas lança nesta terça-feira (27), às 19h30, no Cine Mauá, o sétimo livro inteiramente escrito pelos alunos. Desta vez, trata-se de uma coletânea de poemas intitulada "Meu eu em versos", com a participação dos estudantes do 4º ao 9º ano. "É mais um projeto literário que tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita, além de estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes", afirma a diretora do Projeto Crescer, Andressa de Oliveira Fante Reis, que organizou a atividade, com o apoio da ex-aluna Danielle Oliveira Naciso.
Andressa explica que semanas antes de produzirem os textos os alunos aprenderam sobre a estrutura do poema nas aulas da oficina de Produção Textual. "Os alunos escreveram os poemas em casa, mas podendo contar com a ajuda dos professores do Projeto Crescer. Autoconhecimento, amizade, família, amor, gratidão e resiliência foram alguns dos temas que nortearam a essência do livro de poesias", acrescenta a diretora, destacando ainda que 135 alunos participaram escrevendo um ou mais poemas.
Para os organizadores, as publicações de livros, que também já contemplaram volumes de sonetos, fábulas e até um romance dividido em três volumes, são sempre aguardadas com muita expectativa por alunos, professores e familiares. "No caso da presente obra, a intenção é mostrar para os alunos que o nosso "eu" apresenta mais semelhanças com o outro do que imaginamos, mas que a nossa essência é única, assim como cada um dos poemas", ressalta Andressa.
Para o presidente do Projeto Crescer, Paulo Pennacchi, o livro de poemas é uma preciosidade. "Primeiro porque ele é fruto de um desafio que foi lançado a um grupo de crianças e jovens estudantes, que passaram pela Oficina Pedagógica de Produção Textual. O desafio: escrever um poema com cinco estrofes e, através dele, expressar seu ponto de vista e seus sentimentos a respeito de temas diversos. Segundo porque várias dessas crianças e jovens aceitaram o desafio, possibilitando a nós, leitores, a satisfação de apreciar belíssimos poemas, escritos em uma linguagem simples, porém cheia de lirismo e daquela beleza e luz que só se pode ver nas palavras da juventude", avalia Pennacchi.
O livro "Meu eu em versos" é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio de La Sereníssima e Pennacchi.