facnopar

Projeto Crescer lança livro com coletânea de poemas nesta terça no Cine Mauá

Projeto Crescer lança livro com coletânea de poemas nesta terça no Cine Mauá

Por Jornal Portal do Paraná em 26/06/2023 às 18:13:47

O Projeto Crescer de Arapongas lança nesta terça-feira (27), às 19h30, no Cine Mauá, o sétimo livro inteiramente escrito pelos alunos. Desta vez, trata-se de uma coletânea de poemas intitulada "Meu eu em versos", com a participação dos estudantes do 4º ao 9º ano. "É mais um projeto literário que tem como objetivo incentivar a leitura e a escrita, além de estimular a criatividade e a imaginação dos estudantes", afirma a diretora do Projeto Crescer, Andressa de Oliveira Fante Reis, que organizou a atividade, com o apoio da ex-aluna Danielle Oliveira Naciso.
Andressa explica que semanas antes de produzirem os textos os alunos aprenderam sobre a estrutura do poema nas aulas da oficina de Produção Textual. "Os alunos escreveram os poemas em casa, mas podendo contar com a ajuda dos professores do Projeto Crescer. Autoconhecimento, amizade, família, amor, gratidão e resiliência foram alguns dos temas que nortearam a essência do livro de poesias", acrescenta a diretora, destacando ainda que 135 alunos participaram escrevendo um ou mais poemas.
Para os organizadores, as publicações de livros, que também já contemplaram volumes de sonetos, fábulas e até um romance dividido em três volumes, são sempre aguardadas com muita expectativa por alunos, professores e familiares. "No caso da presente obra, a intenção é mostrar para os alunos que o nosso "eu" apresenta mais semelhanças com o outro do que imaginamos, mas que a nossa essência é única, assim como cada um dos poemas", ressalta Andressa.
Para o presidente do Projeto Crescer, Paulo Pennacchi, o livro de poemas é uma preciosidade. "Primeiro porque ele é fruto de um desafio que foi lançado a um grupo de crianças e jovens estudantes, que passaram pela Oficina Pedagógica de Produção Textual. O desafio: escrever um poema com cinco estrofes e, através dele, expressar seu ponto de vista e seus sentimentos a respeito de temas diversos. Segundo porque várias dessas crianças e jovens aceitaram o desafio, possibilitando a nós, leitores, a satisfação de apreciar belíssimos poemas, escritos em uma linguagem simples, porém cheia de lirismo e daquela beleza e luz que só se pode ver nas palavras da juventude", avalia Pennacchi.
O livro "Meu eu em versos" é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com apoio de La Sereníssima e Pennacchi.

Comunicar erro
#001

Comentários