Em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Arapongas e o Governo do Paraná, o município recebeu no último sábado (17) o programa "Comboio da Saúde" - atendimento regionalizado e descentralizado em todo o Paraná com o objetivo de possibilitar a análise e adiantar consultas e exames pré-operatórios que agilizam o processo de cirurgia de catarata e pterígio (membrana que encobre parte do olho). O ato foi acompanhado pelo prefeito Sérgio Onofre, secretário de Estado da Saúde (Sesa), Beto Preto, deputado estadual Tiago Amaral, procurador jurídico de Arapongas, Rafael Cita, secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Jr, demais secretários municipais e vereadores da base aliada. Em Arapongas, cerca de 400 pacientes com mais de 55 anos foram avaliados. Aqueles que necessitaram foram encaminhados para cirurgia.
Para o prefeito Sérgio Onofre, o mutirão permitiu agilizar o processo e desafogar a fila de espera na região. "Agradeço ao Governo do Estado por esse presente que Arapongas recebe hoje. Muita gente até mesmo sem enxergar aguardava na fila por essa oportunidade e hoje vai sai daqui com os exames realizados e se necessário, com a cirurgia agendada", disse.
O secretário Beto Preto também reforçou a importância da ação estratégica no Estado. "Além de diminuir o tempo da fila de espera, esse mutirão propicia maior qualidade de vida para as pessoas que precisam fazer a cirurgia. Essa é uma ação estratégica do Governo do Estado que permite acelerar e dar vazão às cirurgias eletivas. Continuamos trabalhando para levar uma saúde humanizada e integrada para toda a população paranaense", disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
INVESTIMENTO
Com investimento de R$ 10,3 milhões, o Comboio da Saúde foi lançado em maio do ano passado e é uma iniciativa à parte do programa Opera Paraná, que já garantiu R$ 150 milhões do Tesouro do Estado para realização de cirurgias eletivas.
ATENDIMENTOS – Com mais de 12,5 mil pessoas atendidas, o Comboio da Saúde já passou por 20 municípios estratégicos que abrangem as 22 Regionais de Saúde, resultando em mais de 8,5 mil cirurgias.
Oito unidades hospitalares localizadas em Campo Largo, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Irati, Londrina e Cascavel se credenciaram por meio de edital da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para realizar as cirurgias. Os hospitais devem absorver a demanda de atendimento dos municípios de abrangência de suas respectivas regiões.
O próximo Comboio da Saúde está programado para acontecer em meados de julho no município de Apucarana.
Informações: SESA