O prefeito Junior da Femac se reuniu hoje com jovens que participam do Programa de Aprendizagem na Administração Pública Municipal (Aprende). O objetivo foi fazer uma avaliação da iniciativa e ouvir sugestões após nove meses da data em que a administração municipal contratou apucaranenses entre 14 e 18 anos para trabalhar em setores do prédio da prefeitura e na Autarquia Municipal de Educação.
Mais de mil jovens na faixa etária de 14 a 18 anos fizeram o teste seletivo, concorrendo as 50 vagas de aprendiz disponibilizadas no Programa Aprende. No ano passado a prefeitura efetivou a convocação dos 50 primeiros colocados.
O contrato de aprendizagem é pelo período de um ano. E, a cada semana, os jovens frequentam dois dias de aulas no curso de "Aprendizagem de Serviços Administrativos" do Senac, e mais três dias de atuação prática em setores da administração pública municipal.
Neste período, o aprendiz recebe um salário proporcional às horas trabalhadas, de acordo com a Lei de Aprendizagem. Os jovens avaliaram a participação no Aprende como uma grande oportunidade de aprendizado ainda na fase da adolescência.
"Esse é um investimento que a prefeitura está fazendo para enriquecer a vida de vocês. O conhecimento que estão adquirindo na administração pública é muito valorizado. Não desistam que cumprir todas as fases do programa porque vai fazer um grande diferencial em suas vidas", disse Junior da Femac.
O programa aprende é mais uma iniciativa da gestão municipal focada na qualificação de mão de obra de jovens. O prefeito lembra que a oferta de vagas de aprendizagem profissional para jovens na administração pública municipal foi idealizada pelo juiz Maurício Mazur, e encampada pela prefeitura com apoio da Câmara de Vereadores.
Junior da Femac enfatiza a importância deste programa para os jovens. "Eles têm oportunidade de dispor de aulas teóricas sobre serviços públicos, conjugadas com atuação prática em diversas secretarias municipais, durante doze meses e com remuneração", afirma o prefeito.