O Botafogo está fora da Copa Intercontinental. O Alvinegro caiu nas quartas de final e, desta forma, se uniu aos brasileiros que não alcançaram a final da competição - que antes era conhecida como Mundial de Clubes e agora tem novo nome e formato. Ao perder por 3 a 0 para o Pachuca nesta quarta-feira, em Doha, no Catar, o time de Artur Jorge repetiu o que Palmeiras, Flamengo, Internacional e Atlético-MG fizeram nos últimos anos.
Campeões da Libertadores, o Alvinegro e os outros brasileiros ficaram pelo caminho. Relembre, abaixo, como foram as participações nos anos anteriores.
2022 - Flamengo
O Flamengo perdeu do Al-Hilal na semifinal e deu adeus precoce ao sonho do bicampeonato mundial. Em jogo com dois pênaltis e expulsão de Gerson, o Rubro-Negro perdeu por 3 a 2 e ficou com o 3º lugar ao superar o Al-Ahly.
2020 - Palmeiras
Há quatro anos, o time paulista foi o primeiro brasileiro a ser derrotado na disputa pelo terceiro lugar. Diante do Al-Ahly, o time comandado por Abel Ferreira jogou mal, empatou em 0 a 0 no tempo normal e perdeu nos pênaltis por 3 a 2. Antes, foi derrotado pelo Tigres, do México, por 1 a 0 na semifinal.
2013 - Atlético-MG
Com Ronaldinho e companhia, o time mineiro foi derrotado por 3 a 1 para o Raja Casablanca na semifinal do Mundial. Na disputa pelo terceiro lugar, o Galo venceu o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2.
2010 - Internacional
A estreia entre os desastres brasileiros no Mundial foi com o time gaúcho, que perdeu para o Mazembe, da República Democrática do Congo, por 2 a 0 na semifinal em 2010. Meses após ser bicampeão da Libertadores, o time comandado por Celso Roth não jogou bem e foi derrotado. Conquistou o terceiro lugar ao vencer o Seongnam, da Coreia do Sul.