Beto Preto teve a exoneração da SESA publicada no Diário Oficial do Estado ontem quarta-feira (5). Muita gente no Palácio Iguaçu e no estado comemoraram o desligamento do então secretário. Dono de uma personalidade difícil, Beto Preto foi conquistando ao longo dos últimos anos muitos desafetos dentro e fora do núcleogovernamental.
A data da saída de Beto Preto foi um tanto quanto emblemática, ontem quarta-feira (5) era a data limite do calendário eleitoral para que Secretários Estaduais se afastassem de suas funções para a disputa das eleiçõesmunicipais.
Em Apucarana os poucos correligionários políticos de Beto Preto que restaram, comemoraram a desincompatibilização do mesmo e começaram a divulgar sua pré-candidatura a prefeito no pleito de outubro. No entanto, segundo apurado pela reportagem, esse não seria o plano A do agora deputado federal.
O plano A é trabalhar para eleger Paulo Vital (PL), seu primo e atual vice-prefeito do município e depois voltar ao cargo de Secretário de Saúde do Estado. Não há nenhuma expectativa no staff de Beto Preto sobre a disputa pela Prefeitura Municipal de Apucarana.
Hoje a popularidade de Beto Preto em Apucarana está em baixa, uma união de forças o derrotaria com facilidade, e uma derrota em sua cidade natal aniquilaria qualquer expectativa política futura do parlamentar que sonha em pelo menos se reeleger deputado federal.