facnopar

'Tempo vai provar que eu estava certo', diz Lula sobre Palestina

Por UOL em 05/03/2024 às 09:31:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (4), que "o tempo vai provar" que ele estava certo ao comparar as ações das forças de Israel em Gaza com os atos da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.


O que aconteceu

"Há 20 dias, como eu apanhei porque falei da Palestina", disse Lula. Dizendo ser católico e acreditar que "Deus escreve certo por linhas tortas", o presidente argumentou que o tempo provará que ele está certo em sua opinião sobre a guerra em Israel.


"O povo palestino tem o direito de viver, de criar o seu país", defendeu. O presidente disse não ser aceitável anunciar doação de comida e ajuda humanitária para a população em Gaza, mas "mandar bala, mandar morte para aquelas pessoas". "Até quando a gente vai ter medo? Até quando vamos nos curvar? Já passei por muitas histórias (...), então, nós temos que reagir em nome da democracia e das instituições."?

Enquanto Lula falava sobre o tema, a primeira-dama, Janja Silva, chegou a levar a bandeira palestina. Depois, a primeira-dama manteve a bandeira sobre o colo.

No evento, Lula também posou com uma bandeira da Palestina e declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) "está tentando escapar" da possibilidade de ser preso.

Foto com bandeira palestina

No discurso que abriu o evento, o poeta Antônio Marinho pediu o "fim do genocídio" em Gaza e foi aplaudido de pé por Lula. Depois da fala, tirou uma foto com o presidente e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, empunhando a bandeira palestina.


Marinho foi diretor nacional de Cultura Popular no Ministério da Cultura. Ele ficou no cargo de março a julho do ano passado.


Leia o discurso feito pelo poeta Antônio Marinho no evento:?


"Se é Luiz de Lindu que está falando,

Se é o cabra nascido em Caetés,

Se é o que tendo só nove, é nota 10,

Se é o que o nosso país está salvando,

Se é aquele que vive confirmando a bravura do sangue nordestino e pediu, pelo povo palestino, pela paz, pelo fim do genocídio,

Eu nem leio os ditames do dissídio, eu só quero saber onde eu assino,

Viva o povo Palestino. Livre e soberano.


Abaixo o genocídio. Viva a paz e o amor.

Viva Luiz Inácio Lula da Silva."

Presidente faz críticas a Israel
No dia 27, o presidente voltou a criticar Israel. Lula disse que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu quer "efetivamente" acabar com os palestinos na Faixa de Gaza. Para Lula, que também condenou o "gesto terrorista" do Hamas, é hipocrisia achar que "uma morte [judeus] é diferente da outra [palestinos]".

"Eu considero um genocídio porque é um Exército amplamente armado atacando uma parte da sociedade indefesa", disse Lula. A fala foi concedida ao jornalista Kennedy Alencar, no programa "É Notícia", da RedeTV!?

Lula negou que tivesse usado a palavra "Holocausto" ao falar de Israel. Segundo o presidente, o termo foi uma "interpretação" de Netanyahu. "Eu não esperava que o governo de Israel fosse compreender. Eu não esperava, porque eu conheço o cidadão historicamente há algum tempo, eu sei o que ele pensa ideologicamente", acrescentou, fazendo referência ao premiê israelense.

Fomos os primeiros a condenar o gesto terrorista do Hamas, declarou. Para Lula, no entanto, é hipocrisia criticar o grupo extremista e defender os ataques de Israel em Gaza. "A gente não pode ser hipócrita de achar que uma morte é diferente da outra", disse. "Eu não posso condenar o gesto terrorista do Hamas e ver o Estado de Israel (...) fazendo com inocentes as mesmas barbaridades".

Falas de Lula sobre Hitler
Lula comparou ações de Israel na guerra com a morte de judeus por Hitler. As declarações foram feitas no último dia 18 de fevereiro, durante coletiva, após o presidente participar da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana em Adis Abeba, na Etiópia. "O Brasil condenou o Hamas, mas não pode deixar de condenar o que o Exército de Israel está fazendo", afirmou (assista)?

Fala gerou forte reação do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O premiê de Israel descreveu os comentários como "vergonhosos e graves", acusando Lula de banalizar o Holocausto e ofender o povo judeu. "Fazer comparações entre Israel, os nazistas e [Adolf] Hitler é cruzar uma linha vermelha", disse Netanyahu em comunicado.

Israel agora considera Lula como 'persona non grata'. O ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, disse no dia 19 de fevereiro que Lula não será bem-vindo até que se retrate pelos comentários feitos sobre a guerra. "Não vamos esquecer, nem perdoar. Trata-se de um grave ataque antissemita".
Comunicar erro
#001

Comentários

Anuncie 5