A campanha de João Fonseca no Rio Open de 2024 entrou para a história. Aos 17 anos, o tenista venceu favoritos, chegou às quartas de final e empilhou marcas. Mas abriu mão da premiação conquistada no torneio carioca, de acordo com o podcast "TenisBrasil". A decisão é motivada pela dúvida que Fonseca tem sobre a sequência da carreira. Caso escolha entrar no tênis universitário dos Estados Unidos, precisará se manter como amador, sem receber pela participação em competições do circuito internacional.
Depois de ganhar o US Open, em 2023, João optou por deixar as competições juvenis. Durante a participação no Rio Open, o jovem voltou a falar que ainda não sabe se seguirá no circuito profissional ou passará um tempo nos Estados Unidos. Em novembro do ano passado, ele chegou a assinar um compromisso com a Universidade da Virgínia.
O combinado, porém, é que a decisão final de Fonseca seja tomada em 2024. Ele tem até o meio do ano para escolher se jogará tênis universitário ou ficará integralmente dedicado às competições profissionais, recolhendo as premiações conquistadas nelas.
Enquanto a decisão não vem, Fonseca tem recebido contatos de diferentes torneios do circuito internacional e se dedica à montagem de uma agenda. Nesta semana, ele disputa o ATP 250 de Santiago. A estreia acontece na tarde desta terça, contra o argentino Thiago Tirante.
+ Rafa Matos vence a final de duplas, e Brasil tem primeiro título no Rio Open
+ "Guri da família", Rafa Matos chora por tio e recorda troféu dado para a avó