Um grupo de alunos do 2º ano da Escola Adventista de Apucarana, acompanhados da diretora Rosimeire Batista Taborda e da professora Carla Machado, esteve nesta quarta-feira (08/03) – Dia Internacional da Mulher – , no Centro de Atendimento à Mulher da Prefeitura de Apucarana (CAM) para uma tarde de homenagens às mulheres.
No ato, que contou com a presença do prefeito Júnior da Femac, foram agraciadas a primeira-dama, empresária Carmen Lúcia Izquierdo Martins e as secretárias municipais Denise Canesin (Mulheres e Assuntos da Família), Ângela Stoian Penharbel (Obras), Sueli Pereira (Fazenda), Maria Agar Borba (Promoção Artística, Cultural e Turística – Promatur) e Marli Fernandes (Educação), representada pelas professoras Léia Sofia Viale (Educação Especial) e Margarete Baldini (Superintendência Pedagófica), e a diretora da Patrulha Maria da Penha, GCM Kelli Cristina do Prado Andreata.
"Nada mais especial do que homenagear mulheres que cuidam de mulheres", exclamou a diretora professora Rosimeire Batista Taborda, fazendo uma reflexão do momento a partir do Salmo 37:4. "Mulher é criação de Deus, é um ser privilegiado. Que a luz de todas vocês possa continuar fazendo a diferença na vida de outras mulheres", assinalou a educadora, pontuando o reconhecimento do trabalho de todas em prol da comunidade local.
Além de oração e homenagem musical interpretada pelos alunos, as homenageadas receberam um mimo (presente) da Rede Adventista de Educação. "Agradeço o reconhecimento e destaco que conseguimos todos estes resultados graças ao apoio do prefeito Júnior da Femac e vice-prefeito Paulo Vital. Um suporte que permite o oferecimento de uma gama de serviços públicos gratuitos que atendem as mulheres de forma integral e transversal e que tem, como maior ingrediente, o amor. Um amor que ajuda a salvar vidas", pontuou Denise Canesin, secretária da Mulher e Assuntos da Família, detalhando as linhas de ação da secretaria que vão desde a proteção da vida de mulheres em situação de violência (apoio social, jurídico e psicológico), passam pela capacitação profissional até ações de promoção do empoderamento e protagonismo feminino com a geração de renda e independência financeira.
Parabenizando o grupo de alunos pela iniciativa, o prefeito Júnior da Femac resumiu os objetivos das políticas públicas municipais em prol das mulheres. "Todos estes serviços que vocês ouviram faz parte de um trabalho incansável desta gestão para dar a cada mulher de Apucarana condição de se sentir única, como ela realmente é", afirmou o prefeito.
Falando diretamente às alunas presentes (Isabela, Lara e Maria Alice), Júnior da Femac apresentou a primeira-dama e as secretárias municipais, enaltecendo suas atribuições profissionais e orientou. "Vocês podem ser o que vocês quiserem na vida. Não há nada o que não pode ser feito por vocês. Nunca aceite quando disserem ao contrário. Basta estudar, respeitar os pais, os mais velhos, serem pessoas corretas. Assim Apucarana vai, a cada dia, construindo um mundo com mais igualdade, fraternidade e respeito", concluiu o prefeito.