facnopar

Saiba como reforçar os cuidados contra a dengue

Por Jornal Portal do Paraná em 23/02/2024 às 11:16:53

Arapongas está em alerta máximo contra a dengue. E para isso, conta a colaboração de cada cidadão em ações práticas e eficazes na eliminação de criadouros que contribuem com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti – causador também da zica e chikungunya. As equipes do Controle de Endemias permanecem com as atividades de monitoramento, fiscalização, bloqueios, orientações, visitas periódicas em pontos estratégicos e pulverização da chamada UBV Costal – em locais com maior incidência de casos confirmados. "Este é um chamado especial para que a população contribua. Com alguns minutos diários é possível verificar os quintais e interior das residências. É um momento crítico e de epidemia em várias cidades do Paraná. Não podemos cessar", alerta o secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Jr.

DICAS IMPORTANTES – O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), lançou nesta semana uma nova campanha para reforçar os cuidados. Com dicas simples, mas de extrema importância no combate à dengue. Veja as principais:

- Mantenha a caixa-d"água fechada e limpa

- Não deixe água acumulada nas lajes

- Mantenha pneus em áreas cobertas até o descarte correto

- Mantenha o quintal sempre limpo e as lixeiras tampadas

- Lave os postes de água dos pets pelo menos duas vezes na semana

- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada.

SINTOMAS
A Secretaria Municipal de Saúde reitera que em caso de sintomas como febre, dores no corpo, cansaço e dor nas articulações, a população deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Pronto Atendimento mais próximo. " Toda nossa rede de Saúde está preparada para este suporte. É importante estarmos vigilantes e atentos, seguir todas as recomendações dos profissionais de saúde, evitando que se agrave o quadro clínico", alertou Paludetto Jr.

DENUNCIE
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

Comunicar erro
#001

Comentários