facnopar

Câmara realiza audiência sobre inclusão do canabidiol na saúde de Apucarana

Vereador Tiago Cordeiro propôs a audiência que acontece na noite desta quinta (07) e vai apresentar projeto de lei colocando os remédios na lista de distribuição gratuita pela Saúde de Apucarana

Por redação em 07/12/2023 às 10:48:58
Tiago Cordeiro e o deputado estadual Goura, autor da Lei da Pétala

Tiago Cordeiro e o deputado estadual Goura, autor da Lei da Pétala

A Câmara Municipal de Apucarana, por meio de iniciativa do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que é vice-presidente do Legislativo, realiza na noite desta quinta-feira (07) uma audiência pública para debater o uso de remédios à base de canabidiol (CBD) e de tetrahidrocanabidiol (THC). O vereador prepara um projeto de lei que inclui esses medicamentos na lista de remédios de distribuição gratuita na rede de saúde do município.

A audiência pública será realizada na Câmara Municipal, com início às 19 horas, e deve lotar as dependências do Legislativo municipal. Dezenas de pessoas já confirmaram presença, entre elas o prefeito Júnior da Femac, e o deputado estadual Goura (PDT), que é o criador da Lei Pétala, que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de Canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde, promulgada em 13 de fevereiro de 2023. Também deve participar da audiência a prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, que é enfermeira. A cidade é a primeira do Paraná a colocar o CBD e o THC na lista de medicamentos distribuídos na rede local de saúde. Diversas autoridades, inclusive de outras cidades do Estado, já confirmaram presença e também representantes de entidades e organizações da área de saúde.

Os remédios à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabidiol (THC), são derivadas da Cannabis, a planta da maconha, e usadas no tratamento de diversas doenças e síndromes, como dores crônicas, depressão, ansiedade e distúrbios do sono, com resultados cientificamente comprovados.

"A audiência pública visa ouvir a população e as pessoas que sofrem de problemas de saúde e precisam desse medicamento, que traz inúmeros benefícios comprovados cientificamente. O maior objetivo é promover o debate de um tema tão importante para a saúde dos nossos apucaranenses", explica o vereador Tiago Cordeiro.

Surpreso com a repercussão em torno da audiência pública que propôs, o vice-presidente da Câmara de Apucarana ressalta que é importante desmitificar o tema, com informações e dando espaço para que as pessoas que fazem uso dos medicamentos possam falar. "Impressionante como o tema despertou interesse e esperamos ter a Câmara totalmente lotada nessa audiência. Certamente teremos subsídios suficientes não só para construir o projeto de lei, mas para já perceber o quanto é importante colocarmos esses remédios em nossa lista de remédios gratuito no sistema de saúde para melhor atender nossa população".



Comunicar erro
#001

Comentários