facnopar

Apucarana sedia etapa regional da Conferência Nacional de Educação

Além de Apucarana, representantes de outros quinze municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação participaram da conferência

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Apucarana em 16/11/2023 às 17:17:13
Secretária Marli Fernandes, durante abertura da Conae. Foto: assessoria de imprensa Prefeitura

Secretária Marli Fernandes, durante abertura da Conae. Foto: assessoria de imprensa Prefeitura

Apucarana sediou a etapa regional da Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada na terça-feira (14). Representantes de dezesseis municípios, entre professores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e membros da sociedade civil organizada, estiveram reunidos no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), discutindo ideias, soluções e inovações para o futuro da educação brasileira.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, participou da abertura da programação, realizada de forma virtual, na noite de segunda-feira (13/11), e destacou a importância do evento. "A Conae oportuniza refletirmos sobre a história da educação, o que já vivenciamos, o que temos hoje e o que queremos para o futuro. É o momento de termos voz e de expressar a voz daqueles que representamos. Como dizia Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo" e a Conae é o momento propositivo de boas ideias que, transformadas em ações, podem cumprir o objetivo de uma educação pública com qualidade e equidade, garantindo o direito de aprendizagem a todas as pessoas, independentemente de sua condição. A fase regional é uma prévia da etapa estadual, que será em dezembro, em Curitiba, e da etapa nacional, prevista para janeiro, em Brasília. As propostas e sugestões debatidas na conferência servirão de base para a construção do novo Plano Nacional de Educação, para o período de 2024 a 2034", explicou.

"Apucarana possui atualmente a melhor educação do Paraná e uma das melhores do país, conforme apontou um estudo, publicado no início deste mês, pelo Instituto Áquila e o Grupo Bandeirantes de Comunicação. A nossa equipe certamente tem muito a contribuir para a elaboração do próximo Plano Nacional de Educação. Muito obrigado à secretária Marli Fernandes, à equipe da Autarquia de Educação e aos diretores, coordenadores e professores das nossas escolas que se prontificaram a participar desta importante conferência. Ofertar uma formação equitativa e de qualidade a todas as crianças e jovens é fundamental para construirmos o futuro que almejamos", disse o prefeito Junior da Femac.

Nesta edição, a CONAE traz como tema o "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável."

Além de Apucarana, representantes de outros quinze municípios da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação participaram da conferência na Unespar: Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia.

Comunicar erro
#001

Comentários

Anuncie 5