Anuncie

Tecnologia evita combate a fraudes e roubos de cargas nas estradas

O software de integração e automatização de processos operacionais de logística, além de profissionalizar a gestão do transporte de cargas ao acompanhar tudo em tempo real, permite identificar rápido as anormalidades

Por Jornal Portal do Paraná em 24/10/2023 às 16:26:12

Os prejuízos causados por roubos de cargas nas estradas brasileiras ultrapassam a marca de R$ 1,2 bilhão, de acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Para lidar com esse desafio, a inteligência artificial se revela uma poderosa aliada. Soluções tecnológicas que fazem uso dessa tecnologia conseguem reforçar a segurança, dissuadir a ação de criminosos e auxiliar na investigação dos incidentes.

No entanto, além da interceptação clássica de veículos nas rodovias, uma das táticas empregadas pelas quadrilhas é a tentativa de infiltrar seus membros nas equipes das empresas de transporte e logística. Ao atuarem diretamente nas atividades e no dia a dia das operações, esses indivíduos têm acesso a informações privilegiadas que facilitam suas abordagens, resultando na promoção de fraudes ou desvios de mercadorias. Outra estratégia dos criminosos é acompanhar sites com publicações de fretes e participar dessas contratações.

Contudo, esses ataques estão com os dias contados, graças aos sofisticados softwares de logística que estão fechando as portas para os mal-intencionados. Quem explica como, é o fundador e CEO da CargOn, Denny Mews. A logtech integra e automatiza processos operacionais logísticos, proporcionando uma visão on-line de dados, informações e desempenho de cada operação.

"Esse diagnóstico em tempo real atua como um incremento, um 'plus', inclusive para empresas que não possuem tecnologia, proporcionando mais segurança ao processo logístico tanto para o embarcador quanto para as transportadoras", diz Mews.

O sistema da CargOn possibilita o monitoramento do transporte da carga por meio de um aplicativo de celular. A gestão do processo de carga e descarga calcula o tempo necessário para essas operações, reduzindo o tempo ocioso da frota. É nesse momento que a carga se torna mais vulnerável a desvios, fraudes e roubos. Além disso, toda a documentação relacionada ao processo de transporte e logística, incluindo os documentos dos condutores, também passa por checagem e monitoramento através dessa ferramenta.

"Ou seja, tudo o que acontece na operação é acompanhado e organizado em tempo real. O dashboard, painel de informações com métricas e indicadores, é constantemente atualizado. Então, a empresa responsável pela carga enxerga o processo de ponta a ponta, com condições de identificar alguma anormalidade, e assim tomar decisões que possam minimizar riscos", observa Mews. Além disso, o uso de Inteligência Artificial para validar documentos e fotos dos condutores tem sido um aliado para mitigar riscos.

O executivo destaca que os benefícios dessas funcionalidades são percebidos, principalmente, pela indústria e varejo, apoiando na sequência, também, as transportadoras. "Os custos de transporte influenciam diretamente nos preços dos produtos, e ao reduzir desperdícios, diminuir despesas operacionais e evitar prejuízos decorrentes de roubos e fraudes, essas empresas conseguem aumentar sua competitividade no mercado", conclui.

SOBRE A CARGON

A CargOn é uma logtech com sede em Curitiba e atende as mais variadas indústrias, varejistas e qualquer empresa que tenha logística em seu negócio, tanto no Brasil e em expansão para mais países da América Latina. A solução tecnológica da empresa começou a ser desenvolvida por Denny Mews em 2018, após mais de uma década de experiência no setor de transporte. As operações da CargOn tiveram início em março de 2020.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a CargOn: https://cargon.com.br/

Comunicar erro
anuncio 2

Comentários

Anuncie 5