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Contrato para obras do novo Viaduto da PUC em Londrina é assinado

Consórcio vai revisar projetos antes de começar os trabalhos no trecho. Obra deve iniciar ainda este ano pela implantação de rotatórias e vias de acesso. As alterações no tráfego serão devidamente sinalizadas no trecho em obras, conforme os trabalhos forem avançando.

Por Jornal Portal do Paraná em 25/08/2023 às 13:42:15

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), assinou o novo contrato para implantação de uma interseção em desnível na BR-369 em Londrina, na região Norte, obra conhecida localmente como o Viaduto da PUC. A referência se deve ao acesso ao campus da Pontifícia Universidade Católica, feito principalmente por uma avenida que cruza a rodovia federal, hoje um ponto de congestionamentos.

Com investimento de R$ 31.069.120,00 do Governo do Estado, o consórcio de empresas contratado terá inicialmente um prazo de 90 dias corridos para analisar, alterar e complementar os estudos, projeto básico e projeto executivo de engenharia elaborados em contrato anterior, rescindido este ano. A perspectiva é de iniciarem os primeiros serviços no trecho ainda durante esta etapa, já aproveitando os projetos disponíveis, com serviços de limpeza de terreno, retirada de camada vegetal e implantação de dispositivos de drenagem.

Após este período inicial, serão 360 dias corridos para execução da obra. Uma Ordem de Serviço será emitida em breve, estabelecendo o início dos prazos do contrato.

AVENIDAS – A interseção em desnível fica no entroncamento da BR-369 com a Avenida Jockey Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias. Serão elevadas as pistas da rodovia federal e implantada passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

Estas pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças contarão com 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.

A obra, com previsão de início ainda neste semestre, vai começar pela implantação das rotatórias e seus acessos, que uma vez prontos irão receber todo o tráfego de veículos da rodovia federal, permitindo a demolição do pavimento, implantação das estruturas do viaduto e elevação do nível das pistas, seguida pela nova pavimentação.

As alterações no tráfego serão devidamente sinalizadas no trecho em obras, conforme os trabalhos forem avançando.

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