A Autarquia de Educação realizou, na noite de ontem (24/8), no Cine Teatro Fênix, o 8º Festival de Línguas Estrangeiras Modernas das Escolas Municipais de Apucarana. Durante o evento, que abordou o tema "Folk Show", os estudantes apresentaram canções populares do México e dos Estados Unidos, nas línguas espanhola e inglesa, aos seus pais e familiares. Algumas das músicas ainda foram interpretadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A disciplina de inglês foi implantada no currículo da rede municipal de educação de Apucarana no ano de 2014. Já o componente de língua espanhola foi incluído na grade de conteúdos que os estudantes devem aprender em 2020. Desde o ano passado, todas as crianças, surdas e ouvintes, matriculadas nas turmas de 1º ao 5º Ano, ainda passaram a aprender a Língua Brasileira de Sinais.
"As empresas, indústrias e comércio da nossa cidade buscam profissionais que tenham bom domínio do português, da matemática, do inglês, do espanhol, de ciências, entre outros conhecimentos. E é nosso dever preparar as crianças para que elas possam exercer as profissões que vierem a escolher e para conquistar os seus sonhos. Os muitos investimentos que temos feito na educação nos últimos anos têm este objetivo: assegurar que todos os meninos e as meninas apucaranenses tenham um futuro brilhante," disse o prefeito Junior da Femac.
A secretária de educação, Marli Fernandes, frisou a importância do apoio recebido das famílias. "Eu fico comovida em ver esse auditório lotado de pais, irmãos e avós que vieram assistir às apresentações dos nossos estudantes. O apoio e a valorização das famílias são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Muito obrigada pela parceria que vocês mantêm com os CMEIs e Escolas Municipais", agradeceu.
Entre as canções apresentadas pelos estudantes durante o 8º Festival de Línguas Estrangeiras Modernas "Folk Show", destacaram-se London Bridge, La Cucaracha, Oh Susanna, Dónde usan sombrero, She"ll be coming e La Bamba.
Prestigiaram o evento na noite de ontem (24/8) no Cine Teatro Fênix, além dos pais e familiares dos estudantes, a secretária municipal de educação de Curitiba e presidente da rede brasileira de Cidades Educadoras, Maria Sílvia Bacila, a técnica em Cidades Educadoras, Emília Devantel Hércules, as professoras da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Silvana Malavasi e Juliane D"Almas, a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Juliana Tonelli, os secretários municipais Denise Canesin (Mulher), Jossuela Pirelli (Assistência Social), Gerson Canuto (Agricultura) e José Airton Deco de Araújo (Aserfa), o comandante e o diretor da Guarda Civil Municipal, Reinaldo Andrade e Cristiano Farias, o representante do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Cristiano Barqueiro, o superintendente da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Adan Lenharo, e a técnica do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, Maria Benevenuto.