Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) ressalta a importância de se falar em sustentabilidade, tema tão relevante quando se aborda o tema meio ambiente.
Considerando a preocupação com o futuro do planeta e alguns mecanismos de controle implantados pelos governos com o intuito de gerir com mais responsabilidade os recursos naturais, o número de profissionais habilitados nesta área vem crescendo significativamente. Somente na Regional do Crea-PR em Apucarana, nos últimos dez anos, houve um incremento de 300% de Engenheiros Ambientais.
Para o Gerente Regional do Crea-PR, Engenheiro Civil Jeferson Antonio Ubiali, este aumento de números de profissionais habilitados e especializados na área ambiental denota uma constante preocupação por parte de toda a sociedade, “seja pelo poder público, ditando regras de controle e gestão ambiental, seja por parte dos próprios geradores do impacto ambiental por saberem que os recursos naturais são escassos, nem sempre renováveis e que no futuro, outras pessoas dependerão deles”, pontua. “A contratação desse profissional garante um desenvolvimento legal e ambientalmente sustentável, o que tem aumentado a procura por essa especialização”.
Entre as modalidades da Engenharia, a Ambiental é a responsável pela administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos, segundo a Resolução nº 447 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), de 22 de setembro de 2000.
“Acredito que o mercado de trabalho começou a entender melhor a atuação do profissional da Engenharia Ambiental, abrindo assim mais oportunidades. Quando se aplica as técnicas e métodos de Engenharia corretamente, é possível conseguir uma ótima redução de custos de produção e de processos, protegendo, inclusive, o meio ambiente, tornando a empresa muito mais competitiva no mercado”, analisa o Engenheiro Ambiental Alisson Moura Cortez, ex-inspetor do Crea-PR e especialista em Gestão Ambiental do setor Industrial.
O presidente da Associação dos Engenheiros do Vale do Ivaí (Asseavi) Engenheiro Ambiental Alcides Pacoal Junior, especialista em gerenciamento e auditoria ambiental, ressalta a importância de se ter uma estratégia ampla na solução de problemas ambientais. “Eu vejo que a atuação do Engenheiro Ambiental é multidisciplinar, podendo contar o auxílio de diversos outros profissionais”, explica.
Dentro da Engenharia Ambiental, os profissionais apontam algumas áreas em que há mais potencial de atuação na região: licenciamentos ambientais, gestão pública (com as diversas problemáticas para municípios, como aterros sanitários, por exemplo) e Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – que abrangem quase que a totalidade das empresas, sejam da indústria, comércio e da prestação de serviços.
Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável
Celebrada em 4 de março, a data foi escolhida em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por corresponder à data de criação da WFEO (World Federation of Engineering Organizations/Federação Mundial das Organizações de Engenharia). A WFEO representa mais de 30 milhões de engenheiros de 100 países, tem sede em Paris e foi criada há 53 anos.
Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.